Indicado como o melhor site de redação para concurso público, vestibular, prova do Enem e atividades escolares e acadêmicas. Visite-o!

Pesquisa Escolar, Pesquisa Acadêmica


Trabalho Escolar, Trabalho Acadêmico


Trabalho sobre planejamento estratégico



EXERCÍCIO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO


(Fonte: http://www.madeira.ufpr.br/disciplinasgarzel/12.pdf, Mário Giussepp Santezzi Bertotelli Andreuzza, com adaptações ilustrativas nossas)

(Trabalho revisto em março/2013)



Estudo de Caso 2

A MARTINGAL é uma empresa fictícia do setor de alimentos/linha de cereais integrais, fitoterápicos e óleos vegetais prensados a frio que foi criada para desenvolver este exercício.


1. Caracterização da Empresa

A empresa foi fundada em 1987 e não mede esforços para oferecer aos seus consumidores produtos que visam atender as necessidades de quem opta por uma alimentação mais saudável.

Muito cedo percebeu que o corre-corre do dia-a-dia incentiva o consumo de fastfood, alimentos pré-cozidos e que passam por diversos processos industriais. Buscou um nicho de mercado onde os cereais integrais se destacam.

De olho no mercado nacional e, principalmente, no mercado internacional é que a MARTINGAL produz uma linha de cereais integrais, fitoterápicos e óleos vegetais prensados a frio.

Esta linha de produtos - óleos vegetais prensados a frio - possuem a imensa vantagem para a saúde, por não terem sido extraídos às custas da aplicação de alta temperatura,alta pressão e solventes químicos. Alta temperatura e pressão provocam a oxidação da delicada estrutura química dos óleos vegetais. E ingerir óleos oxidados equivale a uma maior propensão a reações inflamatórias. Predispõe também ao envelhecimento precoce e a doenças degenerativas como o câncer.

A MARTINGAL desenvolve várias ações sociais, tanto internas quanto externas para melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores e da Comunidade em Geral.


2. Principais produtos


a. Cereais Integrais

Linhaça em grão
Linhaça em grão selecionada, limpa e seca. Produto 100% natural, sem conservantes ou produtos químicos. A linhaça é fonte de ômega 3, proteínas, sais minerais e vitaminas. Associada a uma alimentação balanceada pode prevenir disfunções de nosso organismo.

Linhaça moída
Produto 100% natural, sem conservantes ou aditivos químicos. Produto termogênico ajuda a queimar calorias. Como fonte de fibras auxilia na regularização do intestino e aumento da imunidade, maior disposição e energia, redução de colesterol, minimização dos efeitos do desequilíbrio hormonal, melhora no aspecto do cabelo e pele.

Mistura de cereais
É um mix de cinco cereais com forte importância nutricional em nossa dieta, Gergelim, Trigo Integral, Girassol, Milho e Soja. Podendo ser usado em receitas convencionais e especiais, ótimo para adicionar nas receitas de pães.

Mix de linhaça e soja
Ótima combinação de Soja e Linhaça na proporção de 50% para 50%, para utilização nas suas receitas especiais. Você tem agora todos os benefícios da soja e da Linhaça em um só produto.

Farinha de Soja
A soja contém fibras, proteínas, lecitina, fitoestrogênio, genistina e ferro. Componentes naturais que combatem e evitam anemia, tumores, diabetes, prisão de ventre, colesterol, osteoporose, hemorragias decorrentes de problemas cardiovasculares, fraqueza, esgotamento, doenças da pele e dos nervos, além de trazer muitos benefícios na reposição hormonal do organismo.

Farinha de gergelim
Processado a partir de grãos selecionados, esta farinha é de alto valor nutritivo na suplementação alimentar possuindo elevado teor protéico e valor energético. Com sabor típico, o Gergelim é muito utilizado em pratos típicos Oriente Médio.


b.Óleos prensados a frio – vegetais

Óleo de linhaça dourada
Óleo da semente de Linhaça Dourada é reconhecido como uma das mais ricas fontes de ômega 3, 6 e 9. Porém é o único com alta concentração de ômega 3, cerca de 57%, a raridade para se encontrar este ácido faz com que a Linhaça tenha um destaque importante na culinária. A deficiência da ingestão deste ácido podem causar disfunções vitais em nosso organismo. Levemente amargo é ótimo para saladas e pratos frios.

Óleo de amendoim
O óleo de amendoim se destaca pela grande concentração de vitamina E, responsável pela reprodução. Possui valor nutritivo equivalente ao de outras gorduras empregadas na alimentação, sejam vegetais ou animais. O óleo de amendoim é excelente para pratos especiais e saladas.

Óleo de canola
O óleo de Canola é considerado com o equilíbrio ideal dos ácidos graxos essenciais ômega-6 e ácidos ômega-3. Possui alta quantidade de gordura monoinsaturada (ômega 9) na sua fórmula. É o óleo que possui os níveis mais baixos de gorduras saturadas. Ótimo para ser usado em pratos especiais e saladas.

Óleo de gergelim
Óleo de Gergelim possui na sua fórmula sesamol, propriedades antioxidantes que dão ao óleo uma elevada estabilidade e age contra radicais livres no organismo humano. Um dos melhores óleos naturais para usar na culinária.

Óleo de soja
Óleo com sabor muito agradável e com boas concentrações de ácidos graxosinsaturados principalmente o ômega 6, possui também uma boa dosagem de ômega 3. Sabor característico da soja deixa um gosto muito bom nos alimentos temperados, ótimo para saladas e pratos frios.

Óleo de linhaça
Óleo da semente de Linhaça é reconhecido como uma das mais ricas fontes de ômega 3, 6 e 9. Porém é o único com alta concentração de ômega 3, cerca de 57%. A deficiência da ingestão deste ácido pode causar disfunções vitais em nosso organismo. Levemente amargo é ótimo para saladas e pratos frios.

Azeite de oliva
O azeite de Oliva possui alta concentração de ômega 9 , gordura monoinsaturada, coadjuvante na prevenção de problemas cardíacos e no auxílio do controle do colesterol ruim. Pode ser utilizado nos mais variados pratos dando um toque muito especial e saboroso.

Azeite de oliva e linhaça
A MARTINGAL uniu os mais nobres óleos encontrados na natureza, óleo de Oliva combinado com o óleo de Linhaça, ambos extraídos por primeira prensagem a frio, virgem extra, não refinados e 100% naturais. O óleo de Linhaça é uma das mais ricas fontes de ômega 3, 6 e 9. Já o óleo de Oliva possui altas concentrações de Ômega 9. A união desses óleos compõem um produto de ótimo sabor, excelentes propriedades funcionais, e um perfeito equilíbrio entre os Ômegas que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, manutenção de níveis saudáveis do colesterol, melhoram a função cerebral, combate os radicais livres e outras disfunções do organismo.


c. Óleos prensados à frio – saborizados

Alho e cheiro verde
Alho, cebolinha e salsa.Muito apreciado em carnes, antepastos, pão, frutos do mar, cozidos, feijoadas, patês e hambúrguer.

Ervas de provence
Cebolinha, esfragão, salsa e tomilho.Usado em saladas, pratos com ovos, frango, peixe e carnes em geral. Um dos mix de temperos mais utilizados na culinária mundial.

Ervas finas
Alecrim, louro e orégano.Tempera aves, saladas, molhos, omeletes, suflês, carne de caça, cordeiro, mocotó, rabadas e pizzas.

Limão e ervas
Limão, endro e coentro. De sabor agridoce, tempera lagosta, salmão, trufa, camarões, frutos do mar, batatas, molhos e cremes.

Limão e ervas
Limão, endro e coentro. De sabor agridoce, tempera lagosta, salmão, trufa, camarões, frutos do mar, batatas, molhos e cremes.


d. Óleos em cápsulas

Óleo de linhaça em cápsulas
Óleo da semente de Linhaça é reconhecido como uma das mais ricas fontes de ômega 3, 6 e 9. Porém é o único com alta concentração de ômega 3, cerca de 57%. A deficiência da ingestão deste ácido podem causar disfunções vitais em nosso organismo.



3. Outras Informações

O consumo de cereais é associado à melhora da função intestinal e à prevenção de diversos problemas, como colesterol alto. No entanto, o consumo per capita anual no Brasil é o menor da América Latina: 150 gramas. Na França, essa quantidade é de dois quilos.

A questão envolve além de hábitos culturais uma reflexão sobre como incluir na “agenda” atribulada um espaço para o consumo de produtos saudáveis. Seguindo as orientações dos especialistas, são necessárias três porções diárias de cereais integrais, cada uma com 30 ou 50 gramas. O consumo além dessa quantidade não é recomendado e pode gerar disfunção intestinal.

A MARTINGAL, desde seu surgimento, mantém programas assistenciais na comunidade onde estão usas instalações. O chamado “Projeto Amigo” atende crianças de áreas carentes com aulas de cidadania, reforço escolar e artesanato, entre outros tipos de assistência. Esse projeto é feito em conjunto com a Paróquia do bairro e já estão envolvidas mais de 100 crianças. Tal projeto já é referência em termos de responsabilidade social no município.

Um novo projeto está tendo grande aceitação. Trata-se do ensino profissionalizante da “Campanha Parceiro Educacional”. Contando com a participação dos próprios colaboradores da MARTINGAL, inclusive da cúpula administrativa, adolescentes do ensino médio aprendem habilidades como informática e mecânica e têm cursos nas áreas de administração e produção alimentar, também extensivo para donas de casa e merendeiras das escolas.


0o0-0o0-0o0

Tópicos pertencentes a este trabalho:

1. INTRODUÇÃO
2. HISTÓRICO E CONCEITUAÇÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
3. GESTÃO ESTRATÉGICA
4. AS CINCO FORÇAS DE PORTER
5. O MÉTODO GRUMBACH
•   Estudo de Caso 1 – ÉGHIA Softwares Inteligentes
•   Estudo de Caso 2 – MARTINGAL Alimentos


VOLTAR AO ÍNDICE


Trabalho sobre planejamento estratégico, estudo de caso, caracterização da empresa, projeto, administração.