Faça este curso, porque você precisa aprovar em seu próximo exame, concurso ou vestibular.

A corrupção da democracia

Pesquisa divulgada no fim de semana pelo Instituto Datafolha mostra que a população acredita haver mais corrupção no país agora, com a democracia, do que durante o período da ditadura. De um total de 2.614 pessoas entrevistadas, 68% acham que a corrupção aumentou e apenas 8% pensam o contrário. Esses brasileiros, porém, não estão pedindo a ditadura de volta. Pelo contrário, a maioria acha que o Brasil está melhor agora e reconhece avanços no campo da liberdade de expressão, da cultura, dos direitos humanos, da economia e da situação social. A percepção de corrupção, porém, é realmente maior.

Meio século depois, como também demonstra o levantamento, é inevitável que tanto a memória sobre os fatos relacionados a 1964 quanto o legado positivo e o negativo sejam percebidos com mais dificuldade. Hoje é difícil comprovar cientificamente, mas cientistas e políticos entendem que essa visão se deve exatamente à existência de maior liberdade para denunciar o que está errado. Além disso, é natural que a maior divulgação dos casos de corrupção tenha levado a um aperfeiçoamento dos organismos de fiscalização. Hoje essas instituições travam uma luta permanente contra o mau uso da máquina pública. De qualquer maneira, não há dúvida de que os malfeitos — em sua maior parte resultantes da ocupação da máquina pública por critérios políticos — são excessivos e precisam continuar sendo combatidos com determinação.

Um aspecto importante revelado pela mesma pesquisa é que um percentual crescente de brasileiros vem confiando mais nas liberdades democráticas. Nada menos do que 62% dos brasileiros concordam com a afirmação de que a democracia "é sempre melhor do que qualquer outra forma de governo". Há 25 anos, quando a pergunta foi feita pela primeira vez na enquete, o percentual dos que manifestavam confiança absoluta na democracia era de 43%. É particularmente positivo também que, mesmo apresentando "grandes problemas", na visão de 61% dos entrevistados, esse regime político conte com níveis recordes de apoio por parte dos brasileiros.

No momento em que o país já garantiu um distanciamento histórico para discernir os reais efeitos de uma ruptura institucional, é importante que os brasileiros reafirmem o compromisso com as liberdades. Só a democracia, de fato, pode garantir mais condições de igualdade para todos. Depois de se reconciliar com as liberdades, o país deve se empenhar agora no aperfeiçoamento do regime democrático, começando por uma maior qualificação de seus partidos políticos.


FIM

(http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/diario-da-redacao/noticia/2014/03/a-corrupcao-da-democracia-4461953.html)



redação sobre corrupção no Brasil, ditadura no Brasil, cultura brasileira, economia, situação social, liberdade para denunciar, corrupção, fiscalização, máquina pública, redação dissertativa sobre democracia, liberdades democráticas, o brasileiro, liberdade de expressão, formas de governo, regime político, direitos humanos, liberdades individuais, igualdade para todos, redação pronta sobre regime democrático, partidos políticos