Indicado como o melhor site de redação para concurso público, vestibular, prova do Enem e atividades escolares e acadêmicas. Visite-o!

Leitura - Exercícios

Atividade 4. VÁRIOS EXERCÍCIOS PARA AUMENTAR A CONCENTRAÇÃO

Escolha, dentre os exercícios que seguem, um que melhor se adapte ao seu estilo para realização diária. Não faça mais de um desses exercícios por dia.


1. Este exercício é conhecido pelo nome de “escaninhos da memória”. Escolha três temas bem diferentes um do outro para reflexão. A título de exemplo, pode-se citar

a. compra de algo que você deseja intensamente;

b. livro ou filme (apenas um deles), que lhe chamou a atenção;

c. viagem.


Comece pensando sobre o tema da letra “a”. Somente sobre ele.

Depois, passe a pensar no tema da letra “b”, não interessando mais as lembranças da letra anterior, pense somente no assunto da letra “b”. Apenas nele.

No final, pense somente no tema da letra “c”, abandonando completamente o assunto da letra anterior.

Se o relógio não despertou ainda, não pare. Inicie novo ciclo de reflexão da mesma forma que fez até agora, pense exclusivamente em cada um dos temas em cada intervalo que a ele dedicar para reflexão. Os intervalos, nos quais você reflete sobre cada um dos temas escolhidos não precisam, necessariamente, ter a mesma duração. O único cuidado que você deve ter é de passar para outro tema, dentre os escolhidos, assim que notar que sua mente está se dispersando. Você só pode pensar sobre um desses três temas, em rodízio entre eles. enquanto o relógio não despertar.

Você quer ter uma ideia do seja dispersão mental? Pois então, leia: se João está pensando em comprar um carro novo, sua mente poderá trazer-lhe a figura de Mariazinha, sua namorada, que ficará muito feliz com essa compra de seu amado. Com isso, os pensamentos de João dispersam para a imagem de Mariazinha, feliz, sorridente e cheia de amores para lhe dar; e lá se foi o pensamento exclusivo sobre a compra do carro. Nesse caso, João deveria pensar somente na compra, no carro, nas condições de pagamento, na cor e modelo do carro, se o compraria equipado com alguns acessórios etc.


____________


2. Leia, em um jornal ou revista, um breve texto noticioso. Devagar, em silêncio, sem movimentar os lábios. Tente fixar-se nas palavras e construa os quadros ou cenas que elas expressam, sejam estas dinâmicas ou estáticas. Não dê atenção excessiva a qualquer aspecto que possa lhe atrair. Mantenha essa quadro a uma certa distância de você e jamais se inclua nele, tendo a certeza de que é um mero e distante observador. Não ultrapasse cinco minutos na realização deste exercício. (Concentração)


____________


3. Este exercício se dá pela via auditiva e é extraordinário o seu resultado para quem busca aumento da concentração. Ligue seu rádio e ouça durante uns 15 segundos no volume que seja melhor para você. Em seguida, diminua um pouco o volume. Continue diminuindo, gradativamente o volume, cada vez mais baixo. Mas, tenha absoluta certeza de que está entendendo tudo o que ouve. Deixe o volume o mais baixo possível, evidentemente, com plena compreensão do que é dito por meio do rádio. O som, cada vez mais baixo, obrigará você a concentrar-se. Este exercício deve durar, preferencialmente, uns 3 minutos. (Concentração)


____________


4. Tente reproduzir, mentalmente, as feições de uma pessoa que você vê todos os dias ou quase todos os dias. Para sua surpresa, comprovará que dela só tem uma visão genérica, com incrível imprecisão, pois os detalhes lhe fogem. Vá repetindo essas reproduções depois das antecedentes observações à cata dos detalhes que lhe escaparam nas tentativas anteriores. Este exercício se concluirá aos poucos, até representar com nitidez a pessoa em questão (Concentração)


____________


5. Escolha um objeto simples (sapato, botão de roupa etc). Observe-o com atenção durante trinta segundos. Depois, de olhos fechados, tente representá-lo mentalmente, do modo mais claro e exato possível. Se alguns aspectos não estiverem bem claros, nítidos, repita a observação de outro objeto do mesmo modo que na vez anterior. Repita este exercício, se necessário, 3 vezes no máximo em cada sessão; até que possa representá-lo nitidamente com a lembrança. Nas primeiras sessões, sempre temos a impressão de que nossos resultados são medíocres. Não se preocupe com isso! Em pouco tempo você o estará realizando com muita habilidade. (Concentração)



0o0-0o0-0o0



Tópicos de continuação deste artigo:

Atividade 1 — Atenção e memorização

Atividade 2 — Exercícios para dirigir o foco

Atividade 3 — Exercício de relaxamento para aumentar o nível de atenção e concentração na leitura

Atividade 4 — Vários exercícios para aumentar a concentração