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Leitura - Exercícios

Atividade 3. RELAXAMENTO PARA AUMENTAR O NÍVEL DE ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO NA LEITURA

Com o auxílio da visualização virtual você alcançará um estado de calma e relaxamento, concentrando-se nas chamas de uma fogueira. Ao produzir uma imagem mental das chamas, o curso de pensamentos que acessam sua mente, causando distração ficará mais lento e, à medida que você se dedica a visualizar as chamas, esses pensamentos dispersivos tendem a perder força até desaparecerem por completo e você poderá desfrutar uma sensação de bem-estar e paz. Isso se deve à elevada carga de atenção que o fogo exerce sobre o ser humano a qual é uma herança de nossos mais longínquos ancestrais.

Leia e releia o texto a seguir até obter a sua total compreensão, a fim de que passe por todas as fases sem ter de abrir os olhos e, com isso, desperdiçar os benefícios que o relaxamento completo pode lhe proporcionar.


Preparação do corpo para o relaxamento

Procure um lugar calmo, no qual você se sinta absolutamente à vontade.

Alongue-se durante cerca de um minuto, em pé elevando as mãos o máximo possível, sem tirar os calcanhares do chão.

Sente-se em uma cadeira, com as pernas ligeiramente separadas e relaxadas numa posição confortável, suas costas devem estar retas e confortavelmente apoiadas no encosto. Suas mãos devem estar descansadas sobre suas coxas com as palmas das mãos voltadas para baixo.

Feche os olhos e tome consciência, gradativamente, de cada uma das partes do seu corpo, começando pelos pés até a cabeça, de modo que relaxe uma parte de cada vez. Durante esse percurso de todo o seu corpo, respire, profundamente, com muita calma.

Nessa posição, mantendo os olhos fechados, sinta o seu corpo e a harmonia do funcionamento de todos os seus órgãos. Perceba que o ritmo de sua respiração ficará cada vez mais tranquila e regular.


O relaxamento

Nesse momento, focalize as chamas da fogueira que está a uns dois metros à sua frente. Conscientize-se da expressão serena de seu rosto com seus músculos faciais totalmente soltos. Sinta os músculos superiores de seus ombros totalmente frouxos. Agora, pense apenas nas chamas da fogueira, todo o seu mundo se reduz a essa fogueira. Fixe seus pensamentos nas variadas cores que as chamas assumem, demasiadamente avermelhadas em baixo e enfraquecendo-se em degradê para a cor amarela até em cima. Imagine o som do crepitar da lenha sendo devorada pelas chamas da qual emana uma temperatura amena e agradável que envolve todo o seu corpo.

Seus olhos permanecem fechados sem estar pressionados. Confortavelmente fechados.

Dirija sua respiração para uma região mediana entre o tórax e o baixo ventre. Continue respirando lento e profundamente, aspirando pelo nariz e expirando pela boca. A respiração mediana evita que ela se localize no baixo ventre, predispondo-o a sensações debilitantes como também impede que se dirija à parte elevada do tórax, colocando-o em estado de euforia.

Não pare de inspirar e expirar vagarosamente, e visualize, agora as chamas da fogueira perdendo força, lentamente, ficando diminutas até se reduzirem a um amontoado de brasas e assim permanecerem.

Mentalmente, diga e repita para si mesmo "estou calmo, estou relaxando cada vez mais", até que você se conscientize de que seus músculos se afrouxaram e está inteiramente tranqüilo. O ritmo de sua respiração lenta e profunda relaxam seus músculos e transmitem ao seu inconsciente que o seu estado é de perfeita graça e harmonia.

Você atingiu o ponto máximo de relaxamento. Se, nas primeiras vezes, você achar que não conseguiu chegar ao grau de descontração necessário, não se preocupe. Como em toda a atividade humana, no relaxamento a perfeição também é obtida pela prática constante, e isso você comprovará à proporção que as sessões se sucedam.

Agora é o momento em que seu inconsciente está sob seu completo controle. E ssa oportunidade é preciosa para você enviar para ele as mensagens mais eficazes que apoiarão suas ações no dia a dia.

Idealizando quadros visuais, nos quais você ocupa a região central, imagine-se humilde e compreensivo com aqueles que não desfrutam dos valiosos e ricos estados de bem estar os quais você está desfrutando naquele momento. A cor predominante deste quadro é azul celeste. Veja-se usando roupas brancas, imaculadamente brancas. Do azul suave que envolve toda a cena emanam raios brancos de paz que convergem em sua direção. Você está inteiramente iluminado por uma claridade suave e confortante. Uma sensação benéfica começa a fluir para dentro de você abastecendo seus órgãos de saúde. Uma consciência de gratidão para com você mesmo comprova o quanto está valendo a pena esse relaxamento.

Fique assim por algum tempo, uns cinco minutos, enquanto visualiza mentalmente as brasas se apagando e tornando-se opacas, cinzas, de uma tonalidade neutra. E você, agora, começa a voltar, calmamente, ao seu estado inicial, sentindo pouco a pouco seus músculos, da cabeça aos pés, vagarosamente, tranquilamente. Abra os olhos devagar, continuando a respirar de modo lento e profundo. Levante-se devagar, encoste-se e uma parede e se alongue, elevando seus braços, procurando atingir um ponto imaginário com as pontas dos dedos de suas mãos o mais alto possível.

Pronto! Você encerrou a sua valiosa sessão de relaxamento, que deve durar cerca de quinze minutos e que, com a prática, poderá ser aumentado a seu gosto. Volte, agora, às suas atividades de rotina ou, se dispuser de tempo para isso, estude um pouco a matéria deste curso de leitura com aproveitamento integral; pois, neste momento, seu cérebro lhe dará o rendimento máximo em aprendizagem.



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Tópicos de continuação deste artigo:

Atividade 1 — Atenção e memorização

Atividade 2 — Exercícios para dirigir o foco

Atividade 3 — Exercício de relaxamento para aumentar o nível de atenção e concentração na leitura

Atividade 4 — Vários exercícios para aumentar a concentração