Indicado como o melhor site de redação para concurso público, vestibular, prova do Enem e atividades escolares e acadêmicas. Visite-o!

Leitura - Exercícios

Atividade 2. DIRECIONAR O FOCO PARA SUAS ATIVIDADES

Muitas pessoas julgam que para se fazer uma leitura e conseguir entender, interpretar e lembrar-se do que leu, basta apenas ler o respectivo texto. Para elas a preparação é algo irrelevante e, na maioria das vezes, desnecessária. Geralmente, são pessoas que desprezam o conhecimento e que se satisfazem, suprindo suas necessidades por meios práticos e imediatos, que não exigem a árdua tarefa do autodesenvolvimento. Quando muito, o que fizeram, foi passar pela escola e pela faculdade de modo medíocre. “Afinal, para que ler, se não ganho nada com isso?” Pensam, comumente, assim essas pessoas. Mas, pelo simples fato de você estar lendo essas páginas, asseguro-lhe que você não pertence a essa legião de obtusos. É para você que são dirigidos estes exercícios, abaixo explicados, que ajudarão você a formar uma sólida base de atenção e concentração.

Uma pessoa deve decidir tornar-se um atleta e participar de uma competição na véspera de sua realização? Por quê? Você gostaria de ser operado, se fosse necessário, por alguém que decidiu ser cirurgião na véspera de sua internação? Por quê? Um indivíduo que queira ser aprovado em um disputadíssimo concurso e que, para isso, precise contar com muita atenção e concentração, deveria apenas confiar que, no dia da prova, teria excelente desempenho? Por quê? Perguntas como essas são inumeráveis e que são respondidas por uma simples frase: é necessário preparação. É preciso algo que anteceda (pré) a fim de que (para) possamos ser bem sucedido em uma atividade (ação). A leitura deve ser entendida como uma atividade para a qual devemos estar preparados.

Nossos músculos, geralmente, precisam estar tencionados para realizarmos um esforço qualquer. Nosso cérebro opera em sentido diametralmente oposto. Quanto mais relaxado e tranqüilo ele estiver, melhores resultados teremos em qualquer atividade mental. Você, certamente, já tentou buscar uma preciosa solução para um problema difícil. Naquele momento, a solução não apareceu, mas depois que você relaxou, ela surgiu, de modo claro e espontâneo, em sua mente. A razão disso é que nosso cérebro não trabalha sobre pressão, a qual só tolhe nosso rendimento mental, porém trabalha muito bem quando estamos relaxados. De modo semelhante, para obtermos excelentes resultados na leitura, devemos estar relaxados.

Aprendamos, pois, a relaxar. De início, como é natural em qualquer aprendizagem, você precisará de ambiente condições especiais. Depois, com a prática e valiosas dicas que lhe daremos, você entrará em estado de tranquilidade mental em lugares e momentos não tão adequados para isso. Você aprenderá, aqui, a dirigir o foco de sua atenção e concentração no seu dia a dia. Daí em diante, suas leituras serão muito proveitosas.



0o0-0o0-0o0



Tópicos de continuação deste artigo:

Atividade 1 — Atenção e memorização

Atividade 2 — Exercícios para dirigir o foco

Atividade 3 — Exercício de relaxamento para aumentar o nível de atenção e concentração na leitura

Atividade 4 — Vários exercícios para aumentar a concentração