Indicado como o melhor site de redação para concurso público, vestibular, prova do Enem e atividades escolares e acadêmicas. Visite-o!

Exercício 3 - Interpretação de Texto

ESPAÇO PARA O CONVÍVIO

(Fonte: Diário Catarinense)

Um dos mais valorizados espaços públicos de Florianópolis, finalmente, será resgatado do completo abandono a que foi relegado e que o transformou em um reduto de marginais e drogados. O primeiro e efetivo passo para a revitalização do Parque da Luz, localizado na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, foi dado ontem, com o início da instalação do sistema de iluminação. Depois, virão os trabalhos de paisagismo e de construção de equipamentos para a prática de esportes e atividades de lazer. O privilegiado espaço de 37,43 mil metros quadrados, localizado no coração da Capital, sofreu o cerco da especulação imobiliária até ser classificado como Área Verde de Lazer pela legislação municipal.

Florianópolis é uma cidade carente de áreas verdes e de espaços públicos para o convívio da população. Os poucos que existem pecam pela falta de manutenção, de equipamentos e, também, de segurança. Praças, parques, jardins, ruas arborizadas tornam mais aprazíveis e respiráveis os cenários urbanos e os humanizam, integrando-se à cultura das cidades, influenciando, positivamente, a educação e os costumes da população, além de tornarem as cidades mais bonitas e pacíficas. Oportuno lembrar que o exercício da cidadania decorre, também, e em boa parte, da "cultura" que o poder público propõe. Experiências o comprovam.

Um registro positivo, portanto, para a revitalização do Parque da Luz e sua devolução à sociedade.



_______________________________________



Com base no texto acima, indique a única alternativa que contém a resposta correta de cada questão:


Questão 1) Conclui-se, por meio da leitura de todo o texto, que a culpa, pelo abandono do Parque da Luz (primeiro parágrafo) pode ser imputada, principalmente,

A) aos marginais e drogados;

B) à população;

C) ao poder público;

D) às imobiliárias de Florianópolis.


___________


Questão 2) Na frase "O primeiro e efetivo passo para a revitalização do Parque da Luz foi dado ontem.", do primeiro parágrafo, a forma verbal equivalente à destacada em itálico seria:

A) dá-se

B) deu-se

C) deram-se

D) davam-se


___________


Questão 3) A expressão "sofreu o cerco", do fragmento sofreu o cerco da especulação imobiliária, tem o sentido de:

A) posse

B) invasão

C) destruição

D) interesse


___________


Questão 4) No trecho "além de tornarem as cidades mais bonitas e pacíficas", o autor do texto nos remete a dois aspectos citados anteriormente no mesmo parágrafo, os quais são, respectivamente,:

A) aprazíveis e segurança

B) educação e costumes

C) verdes e públicos

D) carente e convívio


___________


Questão 5) "O primeiro e efetivo passo para a revitalização do Parque da Luz" teve a sua localização, determinada pelo autor do texto, como sendo:

A) na região da ilha, nas proximidades da ponte;

B) na região do continente, nas proximidades da ponte;

C) exatamente sobre a cabeceira da ponte, localizada no lado da ilha;

D) exatamente sobre a cabeceira da ponte, localizada no lado do continente.


_______________________________________


CONFERIR AS RESPOSTAS